top of page

Exú é homenageado na 21ª Caminhada Pela Paz, Pela Vida e Contra o Racismo Religioso

A 21ª Caminhada Pela Paz, Pela Vida e Contra o Racismo Religioso será realizada no dia 15 de novembro, a partir das 14h, com concentração na Praça Mãe Runhó, no Final de Linha do Engenho Velho da Federação, em Salvador. O cortejo percorrerá ruas do Engenho Velho da Federação, Federação, Garibaldi e Vasco da Gama, passando por terreiros tradicionais como a Casa Branca, Gantois, Casa de Oxumaré, Bogum, Tumba Junsara e Tanuri Junsara.


Fotos: Laísa Gabriela / Projeto Okàn Dúdú


A edição deste ano presta homenagem a Exú, o Mensageiro da Paz, tema que inspirou o Seminário de Abertura da Caminhada, realizado no último dia 8 de novembro, no Terreiro do Cobre, e contou com as presenças de Egbomi Marlene de Exú (Axé Bomboxé), Daisy Osunduni (Ilê Asé Ojisé Olodumare), Thamires Vitória (Ilê Asé Ojisé Olodumare), Sergio Laurentino (Bando de Teatro Olodum e Ilê Axé Oluayê Onissogum). Além da participação da multiartista Nildes Sena, com intervenção poética do escritor Nelson Maca e mediação do jornalista André Santana. O encontro promoveu reflexões e desmistificou preconceitos sobre o Orixá, reconhecido como a força que abre caminhos e conduz transformações.


Ao som dos atabaques, com cantos, rezas e palavras de ordem, celebramos as heranças africanas que fundamentam a religiosidade negra e a história do Brasil”, afirmam os organizadores.


Criada em 2003, sob liderança de Mãe Val, iyalorixá do Terreiro do Cobre, a Caminhada reune adeptos, simpatizantes, membros de outras comunidades religiosas, artistas e comunicadores em um grande ato pela paz e contra o preconceito. Surgiu como uma resposta às perseguições e à violência contra os povos de axé. Desde então, tornou-se um dos maiores atos de fé, diversidade e resistência da Bahia, reafirmando o compromisso coletivo pela liberdade religiosa e pela convivência plural.


21ª Caminhada Pela Paz, Pela Vida e Contra o Racismo Religioso

Quando: 15 de novembro de 2025, a partir das 14h

Onde: Praça Mãe Runhó, fim de linha do Engenho Velho da Federação

Comentários


bottom of page