Hungbono Carlinhos é homenageado em sessão especial pelos 50 anos de iniciação no Candomblé
- projetookandudu
- 11 de nov. de 2025
- 1 min de leitura
Em comemoração aos 50 anos de iniciação no Candomblé, Hungbono Carlinhos, sacerdote do Húnkpame Karè Lewí Xwè, foi homenageado na noite desta segunda-feira (11), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, em uma sessão especial proposta pela vereadora Marta Rodrigues (PT).

Iniciado para Ọṣún em junho de 1975, pelas mãos da Vodunɔn Constância Pires e Gànyaku Pureza Mello no terreiro do KareLewi, ainda localizado na estrada do Cabrito (São Bartolomeu), Pai Carlinhos reflete sobre sua trajetória com orgulho e gratidão, reafirmando o compromisso de manter viva a ancestralidade, preservar os costumes e tradições, e seguir edificando o culto que representa a força e a continuidade do povo de santo.
"Festejar Acè. Estou muito feliz em puder estar realizando essa comemoração Kanweko Xwe é sublime! Às vezes, me pego pensando em minha trajetória desde 1969 quando me apaixonei pelo candomblé, aos 16 anos, e a partir de maio de de 1975, quando fui recolhido para iniciação. Neste período, até aqui, vi muitas coisas lindas, muitas horrorosas (sempre falo isto), muitas coisas ditas como corretas e outras como erradas. Nunca trouxe nada da casa de ninguém para dentro da nossa e não me arrependo, pois este acè que aprendi e professo através dos ensinamentos dos meus mais velhos, me serviu até hoje e serviu para muitos e muitos neste período. Portanto, é gratificante, é honroso chegar aqui. Muitos do meu tempo de iniciação, mais velhos e mais novos já passaram para o outro lado e não tiveram esse privilégio. Chegar aqui me faz muito feliz e orgulhoso", diz o sacerdote.






Comentários