Julho das Pretas tem programação especial no Ilê Axé Babá Egún Ikuladê neste sábado (12)
- projetookandudu
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de ago.
Roda de conversa, homenagens e samba integram o evento que celebra a resistência feminina nos terreiros de Candomblé
Fotos: Maiana Oliveira
O Ilê Axé Babá Egún Ikuladê realiza, neste sábado (12), a partir das 8h, uma programação especial em alusão ao Julho das Pretas, com atividades que destacam a força e a contribuição das mulheres na preservação do culto à ancestralidade. Ao longo do dia, o evento terá uma roda de conversa, oficinas, homenagens a mulheres do próprio Ilê e de outras comunidades de terreiro, além de momentos de confraternização, com Samba Josy Baianinha e Mesa de Ogans.
A roda de conversa, com o tema “Desconstrução de estereótipos: resistência à desigualdade de gênero no culto à ancestralidade”, contará com as participações de Anane Simões, Thiffany Odara, Camila Costa, Arisne Munique, Lindinalva de Paula, Iraildes Andrade e Iya Kekerê Terezinha (Ilê Agboula). Durante o encontro, serão debatidos os desafios enfrentados pelas mulheres nos espaços religiosos de matriz africana, além das estratégias para fortalecer a autonomia e a representatividade feminina.
Pela tarde, haverá um momento especial de homenagens, dedicado a reconhecer e valorizar mulheres de axé. Serão homenageadas integrantes do próprio Ilê Axé Babá Egún Ikuladê, bem como, mulheres de outras comunidades de terreiro que se destacam na transmissão de saberes e no cuidado com o coletivo. O reconhecimento mostra trajetórias de resistência, cuidado e liderança, muitas vezes silenciadas, mas essenciais para a continuidade e o fortalecimento da memória ancestral
Confira a programação completa:
8h – Acolhimento
9h – Café da manhã
9h30 às 12h30 – Roda de conversa com palestrantes convidadas
12h30 às 13h – Mesa de Ogans
12h30 às 13h30 – Almoço
13h45 às 14h45 – Oficina
15h às 15h30 – Homenagens
15h30 às 18h30 – Samba Josy Baianinha
O Ilê Axé Babá Egún Ikuladê tem como patrono o Babá Egún Ikuladê, filho de Oyá em vida, e mantém vivo o legado de respeito e cuidado com a ancestralidade. O culto a Egungun é praticado no terreiro como forma de honra e conexão com aqueles que vieram antes e seguem orientando a comunidade. Fundado em 2006, o terreiro localizado em Stella Maris, Salvador, é referência na preservação das tradições do culto a Egungun e se tornou um espaço de acolhimento, sob a liderança do Alagbá Roberval Bispo Alves, conhecido como Majo-Bajo.
Serviço: Programação especial no Ilê Axé Babá Egún Ikuladê
Data: Sábado, 12 de julho de 2025
Horário: A partir de 8h
Local: Ilê Axé Babá Egún Ikuladê, Avenida Mãe Stella de Oxóssi, nº 25, Stella Maris, Salvador

















Comentários